Criar uma Loja Virtual Grátis
Fortalecei-vos no Senhor
Fortalecei-vos no Senhor

   Fortalecei-vos no Senhor

  Texto: Ef: 6:10-20

pastor
Toda e qualquer luta requer estratégia e preparação. Ninguém entra em uma batalha sem estar preparado. E é esta preparação que vai determinar a minha e a nossa vitória.

1. Fortalecei-vos. (Crie uma fortaleza, um lugar seguro e forte)
Ninguém pode lutar enfraquecido em uma batalha, o convite é, fortalecei-vos, Criai força espiritual.
Que tipo de fortalecimento, qual a sua fonte? Note a continuação da frase “fortalecei-vos no senhor” a fonte da força é o Senhor. (Jl:3:10) diga o fraco eu sou forte, (Fp:4:13) posso todas as coisas naquele que me fortalece. Fortalecimento não é físico, mas sim espiritual (Sl:84:5) bem aventurado homem cuja a força está em ti.

2.Precisamos nos revestir da armadura de Deus (tornar a vestir ou colocar por cima da quilo que já existe).
Se você ora, ora mais, se você medita na palavra, medite mais, se você vigia vigie mais, se você consagra consagre mais (Ap:22:11)

3.Para que possais estar firmes (para que você possa estar inabalável)
Todo soldado é capacitado tanto para o ataque, como para defesa.

4. O lugar do combate.
 O campo de batalha não está limitado a uma área geográfica, mas abrange todo e qualquer lugar onde o reino de Deus esteja. Seja no céu ou na terra
 A luta não é coletiva, mas individual. (1Pd:5:8-9)

5. Os inimigos da batalha são, as hortes (exércitos Gr. stratia) espirituais da maldade que estão na região celeste.
Principado: governo ou império, potestades: poderes ou força, dominadores, domínio de território ou continentes, e contra as forças do mal deste mundo tenebroso. Eles estão em pontos estratégicos e divididos em hierarquias, eles utilizam o modelo que viam no céu. 6.A ordem imperativa da batalha. V 13

 “portanto, Tomai toda armadura de Deus “o apostolo Paulo ordena a posse das armas no imperativo, TOMAI. Ele não ordenou que fizéssemos as armas, mas que tomássemos posse das armas existentes, as armas existem e estão a nossa disposição. As armas humanas são frágeis na batalha, mas as armas de Deus são poderosas.

7.para que possais resistir no dia mau. v 13

Qual é o dia mal? O dia mal representa o momento que somos surpreendidos com doenças, tentações e circunstancias inesperadas etc.
No dia mal precisamos estar alerta, revertidos das armaduras que nos capacitam a resistência.
E a vendo feito isso ficai firmes, em pé de prontidão pronto para um novo ataque.


8. A designação das armas.
 Vejamos que Paulo utilizou as armas do seu tempo para demonstrar as armaduras espirituais.

a) Cinto da verdade.
b) Couraça da justiça.
c) Calçando os pés com a preparação do evangelho.
d) Tomando sobre tudo o escudo da fé.
e) Tomai o capacete da salvação.
f) E a espada do espírito que é a palavra de Deus.

 
O cinto da verdade. (v14)
O cinto do soldado prendia a roupa na cintura, dando movimento e segurança para lutar, o cinto vinha cravado com pedras preciosas e isso era motivo de orgulho para o soldado. Devemos utilizar a verdade que é cristo para lutar, isso nos dá segurança na batalha. (Jo:8:32) e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

A couraça da justiça. (v14)
A couraça servia para proteger o soldado no momento da batalha contra golpes mortais do inimigo, tanto na frente como a traz. Ou seja, os órgãos vitais do lutador. (Sl:15:1-2),(Sl:18:20,24-25) a justiça dos nossos atos nos protege contra as acusações do inimigo. Noé foi preservado por causa da sua justiça. (Gn:7:1) (justiça sig: dar a cada um aquilo que lhe é devido) (Is:11:3-5)

Calçando os pés na preparação do evangelho. (v15)
 Todo soldado romano usava um tipo de sandália com cravos na solas que ajudavam o soldado a não deslizar dando – lhe segurança para enfrentar o adversário. Nós estamos calçados com o evangelho da paz, temos segurança no evangelho que pregamos, o evangelho dínamos, que quer dizer dinamite, explosivo, forte, poderoso e seguro.

O escudo da fé. (v16)
“Tomai sobre tudo o escudo da fé” os soldados prendiam o escudo num dos braços, esse escudo tinha a forma de um prato gigante que protegia o corpo.

Nós somos protegidos através do escudo da fé, que é formado a traves da palavra de Deus. (Rm:10:17) A fé vem por ouvir, ouvir a palavra de Deus.

Com a qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno, (v16) Que são dardos inflamados do maligno? Eram flechas com estopa, embebidas em material inflamável para serem lançadas contra o adversário. Na época existiam escudos muito frágeis como o de madeira, os inimigos lançavam flechas inflamáveis para destruir os escudos de madeira e deixar o adversário vulneral aos seus ataques. Escudo de madeira simboliza fragilidade na fé, escudo de bronze simboliza fé inabalável, firme e segura. (Hb:10:23)

 O capacete da salvação(v17)
“Tomai também o capacete da salvação “os israelitas tinham dois tipos de capacetes, os de bronze, que era para os reis e capitães, os de couro que era para o simples soldados (1Sm:17:5) Saul e Golias usavam capacete de bronze.
Nos tempos antigos, os capacetes eram feitos com figuras decoradas de animais ou carrancas (figuras sombrias ou monstruosas) para intimidar o adversário ou representar o usuário do capacete, as figuras representadas no capacete tinham objetivo de mostrar a força e inteligência do lutador, cabeça é a parte mais vulneral do corpo por isso era bem protegida.
O crente, por sua vez, toma posse do “capacete” da salvação que é a segurança máxima de sua vida, pois se a cabeça for atingida ele corre o risco de perder a sua salvação com heresias, fabulas e falsas doutrinas (2Pd:2:1)ler.

A espada do espírito(v17)
v “E a espada do espírito que é a palavra de Deus “existiam dois tipos de espadas, a curta de que era usada pelos gladiadores, e a comprida de dois gumes que era usada pelos soldados, ambas eram de bronze. A palavra de Deus e a grande arma da igreja, pregada com autoridade, é a espada do espírito em ação, os grandes triunfos da igreja primitiva se deve pelo fato de fazerem muito uso da palavra de Deus em suas pregações, a espada do espírito tem dois gumes, ela convence e salva, mas também condena, a palavra do homem é frágil, mas a palavra de Deus é poderosa. Quantas igrejas já quase não se fazem, mas o uso da palavra de Deus em seus cultos, isso é lamentável (Hb:4:12) (Jo:5:39).

9. A oração na batalha(v18)

“Com toda oração e suplica” com todo tipo de oração, a) a oração de invocação; (para invocar o nome do senhor) b) a oração de intercessão; (interceder uns pelos outros) c) a oração de louvor e adoração; d) suplica: é a oração de petição, oração humilde que se faz com grande necessidade, e a oração que se faz com instancia e com rogo.
                                                                                                                                                               .                                                        Pr.Charles Douglas